Como podemos ajudar?
Se você tem alguma dúvida sobre nossas cirurgias, fale conosco via Whatsapp.
Adenoidectomia / Amigdalectomia
Consistem na remoção das amígdalas e das adenoides e são as cirurgias mais realizadas por otorrinolaringologistas em todo o mundo.
O que é a cirurgia ?
A Adenoidectomia e a Amigdalectomia são cirurgias realizadas por otorrinolaringologistas em todo o mundo. Essas cirurgias consistem na remoção das amígdalas e das adenoides e são frequentemente indicadas para tratar quadros de amigdalites de repetição, obstrução nasal e distúrbios respiratórios relacionados ao sono, como roncos e apneia. Em casos menos frequentes, a cirurgia pode ser indicada para tratar caseum (“massinhas” esbranquiçadas localizadas nas amígdalas), amigdalites de repetição em adultos, otites de repetição em crianças e sinusite crônica em crianças.
Como é a cirurgia ?
A cirurgia é realizada sob anestesia geral e, na maioria das vezes, é feita através da cavidade oral (boca) com a remoção das amígdalas e “raspagem” da adenoide. A cirurgia pode ser apenas a adenoidectomia, apenas a amigdalectomia ou a combinação de ambas, sendo essa última a mais comum. O tempo cirúrgico varia de 30 minutos a 1 hora e o paciente recebe alta no mesmo dia.
Como é a recuperação da cirurgia ?
Após a cirurgia, é comum que o paciente sinta dor de garganta e dificuldade para engolir nos primeiros dias. Também pode ocorrer um pouco de sangramento, febre baixa e dor de ouvido, o que é normal e esperado. Alguns cuidados são necessários durante a recuperação, como repouso relativo, evitar esforços físicos e manter uma alimentação líquida e fria nos primeiros dias, como sorvete, iogurte, gelatina, caldos, etc. O retorno às atividades normais geralmente é permitido após uma a duas semanas.
Quais os cuidados após a cirurgia ?
É importante seguir todas as orientações médicas para garantir uma boa recuperação após a cirurgia. Alguns cuidados incluem evitar alimentos muito quentes, beber muita água para manter a garganta e o corpo hidratados e não fazer gargarejos ou bochechos. Também é recomendado evitar o contato com pessoas com resfriados ou gripes durante a recuperação. Em casos de dor intensa, febre alta ou sangramento em grande quantidade é necessário entrar em contato com o médico responsável pela cirurgia.
Como podemos ajudar?
Se você tem alguma dúvida sobre nossas cirurgias, fale conosco via Whatsapp.
Adenoidectomia / Amigdalectomia
Conheça mais sobre este assunto:
Acompanhe os principais artigos sobre este tema em nosso Blog.