Como podemos ajudar?
Se você tem alguma dúvida sobre nossas cirurgias, fale conosco via Whatsapp.
Timpanotomia
A Timpanotomia é um procedimento cirúrgico que consiste na colocação de um tubo de ventilação (dreno ou “tubinho”) na membrana do tímpano, que tem como objetivo proporcionar uma ventilação adequada ao ouvido médio.
O que é a cirurgia?
A Timpanotomia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo colocar um tubo de ventilação na membrana do tímpano para permitir uma ventilação adequada no ouvido médio e, consequentemente, melhorar a audição. Essa cirurgia é frequentemente realizada em crianças que apresentam casos de otites de repetição e otite serosa, que causam o acúmulo de líquido no ouvido médio e podem resultar em diminuição da audição, mau desempenho escolar e dificuldade na fala.
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia é feita com o paciente sob anestesia e, geralmente, dura cerca de 30 minutos. O procedimento consiste em fazer um pequeno furo na membrana do tímpano com o auxílio de um microscópio e, em seguida, colocar o tubo de ventilação para permitir uma ventilação adequada no ouvido médio. O paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia.
Após a cirurgia, o tubo de ventilação permanece no ouvido por cerca de 6 meses a um ano, quando é expelido pelo ouvido para a região do conduto auditivo externo. Em geral, o médico retira o tubo de ventilação no próprio consultório.
Como é a recuperação da cirurgia?
Após a cirurgia, o paciente pode sentir um pouco de incômodo ou dor no ouvido, que geralmente é aliviado com analgésicos simples. É comum também haver um pouco de sangramento ou secreção no ouvido nos primeiros dias após a cirurgia. Em geral, o paciente pode retornar às atividades normais no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia, com exceção de atividades que envolvam água, como natação, que devem ser evitadas enquanto o tubo de ventilação permanecer no ouvido.
Quais os cuidados com a cirurgia?
Após a cirurgia, é importante que o paciente não entre em piscinas, rios ou mar, além de não praticar mergulho. Também é fundamental evitar a entrada de água no ouvido durante o banho, fazendo o uso do tampão adequado. Além disso, o paciente deve comparecer às consultas de acompanhamento para verificar a evolução da cicatrização e avaliar a necessidade de um novo tubo de ventilação.
Como podemos ajudar?
Se você tem alguma dúvida sobre nossas cirurgias, fale conosco via Whatsapp.
Timpanotomia
Conheça mais sobre este assunto:
Acompanhe os principais artigos sobre este tema em nosso Blog.