Como podemos ajudar?
Se você tem alguma dúvida sobre nossas cirurgias, fale conosco via Whatsapp.
Uvulopalatofaringoplastia
Essa cirurgia, também conhecida como “cirurgia do ronco”, é indicada em alguns pacientes com quadro de roncos e/ou apneia.
O que é a cirurgia?
A uvulopalatofaringoplastia, também conhecida como “cirurgia do ronco”, é uma intervenção cirúrgica indicada para alguns pacientes que sofrem de roncos e/ou apneia. Essa cirurgia pode ajudar a melhorar a respiração durante o sono, reduzindo o ronco e diminuindo as pausas respiratórias.
Essa cirurgia consiste na remoção das amígdalas, além de modificações na anatomia do palato mole e da úvula. Ao aumentar o espaço na garganta por meio da remoção dessas estruturas, a uvulopalatofaringoplastia pode ajudar a diminuir os roncos e melhorar a respiração.
É importante ressaltar que essa cirurgia não é indicada para todos os pacientes que roncam ou que sofrem de apneia. Antes de indicar a uvulopalatofaringoplastia, o médico deve avaliar cuidadosamente as causas do problema e a sua gravidade.
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia de uvulopalatofaringoplastia é realizada com anestesia geral e, em geral, não deixa cicatrizes externas, já que é feita no interior da boca. A duração da cirurgia pode variar de 30 minutos a 1 hora e, em muitos casos, o paciente pode ter alta no mesmo dia.
Como é a recuperação da cirurgia?
Após a cirurgia, é comum que o paciente sinta dor na garganta e tenha dificuldade para engolir. Também pode haver inchaço e sangramento leve nos primeiros dias. É importante seguir as orientações médicas e repousar bastante nos primeiros dias após a cirurgia. O paciente também deve evitar atividades físicas intensas e esforços que possam comprometer a sua recuperação.
Quais os cuidados com a cirurgia?
Durante a recuperação, é importante manter uma boa higiene bucal e utilizar os medicamentos prescritos pelo médico para controlar a dor e evitar infecções. Além disso, é fundamental seguir uma dieta líquida e fria (sorvete, gelatina, iogurte, caldos, etc) e evitar alimentos ácidos ou picantes que possam irritar a garganta. Também é importante beber muita água, mesmo que sinta desconforto para engolir, pois é fundamental para manter o corpo hidratado.
Como podemos ajudar?
Se você tem alguma dúvida sobre nossas cirurgias, fale conosco via Whatsapp.
Uvulopalatofaringoplastia
Conheça mais sobre este assunto:
Acompanhe os principais artigos sobre este tema em nosso Blog.