Especialidades na Otorrino
A otorrinolaringologia e suas especialidades são responsáveis por tratar das doenças do ouvido, do nariz e da garganta, além de estruturas relacionadas, como a cabeça e o pescoço.
Ouvido
Zumbido, perda auditiva, tontura ou desequilíbrio, otites, etc.
Uma das nossas especialidades está o cuidado com o ouvido. O ouvido é um órgão avançado e muito sensível do corpo humano. A tarefa principal do ouvido é detectar, transmitir e traduzir sons. O ouvido é um órgão complexo, formado por ossos e membranas, e pode ser dividido em 3 partes: ouvido externo, que recebe as ondas sonoras; ouvido médio, local onde ocorre a transformação das ondas; e ouvido interno, onde elas são traduzidas para impulsos nervosos e encaminhadas para o cérebro por meio do nervo acústico.
Por causa de toda essa complexidade, são muitas as doenças do ouvido que um indivíduo pode adquirir. Podendo ser diagnosticadas em qualquer momento da vida, as doenças que afetam o ouvido, podem ser evitadas a longo prazo, para isso é importante construir bons hábitos e visitar um Otorrinolaringologista para realizar os exames adequados e assim obter o diagnóstico correto e preciso.
Garganta
Hipertrofia de amígdalas, aftas, faringites, lesões na boca, etc.
A dor de garganta é uma doença comum e que, muito provavelmente já se manifestou em algum momento da vida de qualquer pessoa. Contudo, o que muitos não sabem é que a causa deste tipo de dor, muitas vezes está relacionada a outros tipos de doença. Isso porque, existem algumas doenças que afetam a garganta que são mais específicas.
A laringite é uma das doenças que afetam a garganta que tem como causa um vírus. Esta é uma doença que afeta diretamente o local, desta forma, a pessoa tem dificuldade para falar e engolir. Já a Amigdalite é uma doença que gera muita dor e desconforto. A sua principal causa dá-se pela inflamação viral das amigdalas. O local fica inchado, vermelho, produzindo em casos mais graves, secreções. Faça seu exame conosco para um diagnóstico preciso do que pode estar causando seu problema.
Nariz
Rinites, hipertrofia de adenoide, obstrução nasal, sinusites, etc.
Dentro das nossas especialidades, está o tratamento de doenças nasais. As doenças no nariz podem surgir por diversos motivos, desde malformações durante o desenvolvimento do bebê, fatores genéticos, fatores alérgicos, infecções e outros. Algumas complicações, sem tratamento, podem afetar gravemente a saúde do paciente e comprometer a sua qualidade de vida.
O nariz é a principal via de entrada e passagem do ar carregado de oxigênio ou gás carbônico, sendo fundamental para o sistema olfativo e para o corpo em geral. As Doenças Nasais fazem com que esse processo seja obstruído, levando à respiração pela boca (o gasto de energia é maior quando a pessoa respira pela boca e o resultado disso é cansaço moderado). Por isso, elas precisam ser diagnosticadas e tratadas adequadamente por um Otorrinolaringologista. Venha fazer seu exame conosco para um diagnóstico preciso do seu problema nasal.
Voz e Ronco
Rouquidão, roncos e apneia, nódulos na garganta e mais.
A voz é extremamente importante para a comunicação com outras pessoas, assim como para expressar os próprios sentimentos (por meio do canto, por exemplo). Algumas doenças, porém, comprometem o uso da voz e devem ser diagnosticadas e tratadas por um Otorrinolaringologista.
A Laringite é a inflamação da laringe, que fica entre a faringe e a traqueia. Como ali ficam as cordas vocais, o sintoma mais comum é a rouquidão, voz falha ou mesmo a perda da voz. A Disfonia ocorre quando há um impedimento na emissão natural da voz. Geralmente, nesses casos, a voz sai rouca ou muito “baixa”.
Pode ser causada por abuso vocal, pela presença de nódulos, pólipos e tumores nas cordas vocais, por laringite, entre outros problemas. Venha fazer seu exame conosco para um diagnóstico preciso e correto.