Supraglotoplastia Epiglotopexia Joinville
Cirurgia de

Supraglotoplastia Epiglotopexia

É a cirurgia realizada para a correção da laringomalácia grave, principal causa de estridor neonatal. Evita, na maioria dos casos, a evolução para traqueostomia neonatal.

O que é a Cirurgia?

A Supraglotoplastia ou Epiglotopexia é uma cirurgia realizada para corrigir a laringomalácia grave, que é a principal causa de estridor neonatal. A laringomalácia é uma alteração congênita da laringe, sendo responsável por cerca de 60% a 75% dos casos de estridor congênito. Nessa condição, ocorre um colapso dos tecidos supraglóticos, que são os tecidos localizados acima da laringe, durante a inspiração, gerando um estridor inspiratório (diminuição do espaço para passagem de ar) que piora durante a alimentação, agitação e choro. O estridor costuma surgir nas duas primeiras semanas de vida, com pico de incidência em torno dos 6 meses, e em cerca de 90% dos casos, há resolução espontânea até os 2 anos. No entanto, em 10% dos casos, é necessário realizar a intervenção cirúrgica para melhorar a obstrução respiratória e evitar a evolução para traqueostomia neonatal.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia consiste em corrigir o colapso dos tecidos supraglóticos. Ela é realizada sob anestesia geral e através de um endoscópio, que é um instrumento utilizado para visualizar a laringe. O procedimento é feito com a criança deitada de costas e com a cabeça inclinada para trás. Durante a cirurgia, são removidos os tecidos que estão causando a obstrução e é feita uma fixação da epiglote, que é uma estrutura localizada na parte superior da laringe, para evitar o colapso dos tecidos supraglóticos durante a inspiração.

Como é a recuperação da cirurgia?

A recuperação costuma ser rápida e a criança pode ser liberada para casa no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. É possível que a criança apresente alguns sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir e voz rouca, mas esses sintomas costumam melhorar em poucos dias. Durante o período de recuperação, é importante evitar alimentos muito quentes, ácidos e duros, além de manter a criança em repouso relativo.

Quais os cuidados com a cirurgia?

É importante que a criança seja acompanhada por um otorrinolaringologista para avaliação da evolução do quadro e realização de eventuais ajustes no tratamento. Também é recomendado que a criança não frequente ambientes com muita aglomeração durante as primeiras semanas após a cirurgia para evitar a exposição a doenças respiratórias. Além disso, é importante seguir as orientações do médico quanto aos cuidados com a alimentação e repouso durante a recuperação.

Whatasapp COF Joinville
Como podemos ajudar?

Se você tem alguma dúvida sobre nossas cirurgias, fale conosco via Whatsapp.

Supraglotoplastia Epiglotopexia

Conheça mais sobre este assunto:

Acompanhe os principais artigos sobre este tema em nosso Blog.

Clínica de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia Consultas, exames diagnósticos e cirurgias.

(47) 3801-1445 | 99741 2696

Rua Blumenau nº 178, SL. 506 - Joinville/SC

Responsável Técnico:

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Dr. André Tomazi Bridi

Otorrinolaringologista - CRM-SC 17.110

Siga-nos:

© Copyright 2023 COF Joinville.Todos os direitos reservados.